SpainItalyFranceUSAGermanyChinaJapanRussian Federation

Testes Físicos

Treinamento

Inspiração

Treino 10min
Vou inaugurar a área de Testes Físicos com um dos mais desafiadores e segregadores testes, o da Brigada Paraquedista.

A Brigada ganhou destaque ultimamente através dos jornais, em uma operação de ocupação da Unidade de Polícia Pacificadora, no Complexo do Alemão. É considerada, junto das Forças Especiais e dos militares dos Grupamentos Guerra na Selva, a tropa de elite do Exército Brasileiro.

A estimativa é que, por ano, 7.000 jovens se voluntariam a entrar para a Brigada Paraquedista do Exército, localizado no Rio de Janeiro. Dos quais, menos de 3.000 são aprovados no teste.

Existem outros meios para entrar na Brigada. Pode-se escolher alguma escola de formação e, após formado, se candidatar a fazer o Curso Básico Paraquedista, os testes para os dois meios são similares - senão idênticos. O que varia é o tempo de formação de cada um e a intensidade, onde o treino mais curto é o mais sugado. Mas acredite, independente do modo que você entrar, isso não faz a menor diferença. Você vai sofrer.

Aos que se iniciam por alistamento no serviço militar obrigatório, e são voluntários:

O primeiro teste é feito na base de recrutamento ainda, para poder ser um candidato, o pré-requisito é executar 8 repetições na barra fixa (a que eu fiz era uma barra trêmula, heh). Executar a repetição com precisão e sem galeios é FUNDAMENTAL, já que o militar que está contando suas repetições não conta as que forem "roubadas".

Feito o teste inicial (que apenas separa os de boa vontade dos de bom condicionamento), você será encaminhado a uma unidade, para fazer os testes específicos. Os testes são similares ao longo dos anos, o que varia geralmente é a forma que é executado os exercícios para o abdomen.

OBS: Os testes que escrevo são baseados em experiência própria. Como disse acima, podem variar com o decurso do tempo, para mais ou para menos.

O próximo teste, onde você ainda é um conscrito (um ser entre o civil e o militar), consiste em:

2.800m em 12 minutos
30 flexões
8 barras
Subida na corda vertical de 6m
40 Abdominais em 1 minuto, estilo "Remador"

Considerando que são dois dias de testes, e você provavelmente não tem o hábito de subir cordas, pode ser um teste cansativo. O que separa o joio do trigo são a corrida e a corda. Trate de correr todos os dias, e caso você não tenha acesso a uma corda, pegue uma toalha longa, que você não use mais e enrole-a numa barra fixa de forma que você segure na toalha pendurada na corda, mantendo uma pegada neutra, como na imagem ao lado. Para a barra fixa, leia esse artigo Como fazer 20 barras ou ganhar músculos, se quiser uma ajuda nas repetições. Para as flexões, veja este 100 flexões? Saiba como chegar lá!. Treine exercícios de abdominal simples, contraia o abdomem e lembre-se de respirar entre cada repetição, se quiser cronometre seu tempo.


Passado o teste e caso você consiga ser aprovado em todos (existem testes médicos, odontológicos e psicológicos), você será considerado militar (e um pé pretão) e após ralações matinais sequenciais, você irá fazer o Teste de Entrada para a Brigada. O teste consiste em:

5km em 25 minutos (de busto nu: calça e pé-pretão)
Subida na corda vertical: 8 metros
35 flexões
10 barras
50 abdominais estilo "remador" em 1 minuto
50 Cangurus

Obs: O teste é feito todo em um dia apenas, então ao treinar, treine os exercícios em sequência, dê um intervalo de 5-10 minutos entre cada um, até completar todos.

É aí que aparecem o sangue, suor e lágrimas: no canguru. O canguru é um exercício calistênico, onde se realiza um agachamento com uma perna à frente e a de trás com o calcanhar encostado no glúteo, corpo ereto e mãos em cima da cabeça (vulgo tampão). O exercício consiste em pular o mais alto que puder e no ar, alternar as pernas, voltando ao solo com a perna oposta à que pulou. O canguru já foi discutido, proibido, liberado, mas sempre odiado. Para treinar o canguru, faça agachamentos livres, alongamento do saci, sentado sobre as pernas, enfim... todo tipo de treinamento para as pernas será bem vindo, pois além de ser um exercício que exige técnica e força explosiva, é comum a negligência se tratando das pernas, então não perca tempo e adicione as pernas ao seu treino.



Passado o teste, você entrará na área de estágios. Consiste em ginástica básica (2h de flexão, polichinelo e canguru, basicamente), pista de cordas (um circuito de 6 provas utilizando cordas, caráter eliminatório), tórus (conhecido como CHORUS, exercícios diversos segurando uma barra de metal, composto por 4 homens), corrida e a PTC (Pista de Treinamento em Circuito, por tempo, alternar entre a barra fixa, pulos na escada, pular corda, tira-prosa - exercício para o ante-braço, abdominal infra, rosca direta e abdominal supra, o circuito é repetido diversas vezes).

Exercícios exigidos, em resumo:

- Flexão
- Barra Fixa
- Canguru
- Polichinelo
- Abdominal (diversos)
- Tira-Prosa
- Rosca Direta
- Corrida
- Torus
- Pista de Cordas

Melhor orientado? Levante da cadeira e vá treinar!!

"A vitória sempre foi daqueles que nunca duvidaram dela"


36 comentários:

  1. Lombra
    Este comentário foi removido pelo autor.  
  2. Anônimo

    estava procurando por isso!!! obrigado ogrofit!

     
  3. Anônimo

    Adorei o post e o blog! Eu estava procurando essas informações também. Você sabe se as mulheres também fazem exercícios na barra fixa?

     
  4. OGRO FITNESS

    Quanto às mulheres, fazem sim, mas se não me engano é por tempo, acho que 60s pendurada na barra.

     
  5. Andréa

    Obrigada por responder! ;)

     
  6. Unknown

    Isso Me Ajudará Muito, Tenho 15 Anos Ser (PQD) é o Meu Sonho e Eu Conseguirei Passar, Agradeço Desde Já, Muito Obrigado Pelas Informações, Serão Muito Úteis.

     
  7. Anônimo

    ser paraquedista e ser tudo de bom.

     
  8. Unknown

    Fui paraquedista 83/1. A quem quiser treinar para os testes de admissão à Brigada, meu conselho: encarem a tarefa com seriedade, consultem um médico para um check-up geral antes de iniciarem qualquer tipo de treinamento, e se possível, façam isso sob a supervisão de um profissional. O esforço valerá a pena, fazer parte de uma força combatente de elite é o diferencial na vida de muitos, e mostra que com esforço e dedicação, um objetivo almejado pode ser alcançado. Vou levar comigo as lembranças e as amizades que fiz naquele período, akém dos ensinamentos que me prepararam para a vida. Sorte aos que vão ousar, humildade aos que vão vencer!

     
  9. Unknown

    Fui paraquedista 83/1. A quem quiser treinar para os testes de admissão à Brigada, meu conselho: encarem a tarefa com seriedade, consultem um médico para um check-up geral antes de iniciarem qualquer tipo de treinamento, e se possível, façam isso sob a supervisão de um profissional. O esforço valerá a pena, fazer parte de uma força combatente de elite é o diferencial na vida de muitos, e mostra que com esforço e dedicação, um objetivo almejado pode ser alcançado. Vou levar comigo as lembranças e as amizades que fiz naquele período, akém dos ensinamentos que me prepararam para a vida. Sorte aos que vão ousar, humildade aos que vão vencer!

     
  10. Anônimo

    achei otimo, bom para todos que querem seguir carreira militar !

     
  11. Anônimo

    As mulheres fazem o seguinte teste pra entrar: 30 segundos penduradas na barra, 31 flexões, 58 abdominais supra, subida na corda vertical em 3 metros, corrida de 4km em 26 minutos e natação(50 metros em 5 minutos com calça e gandóla).

     
  12. Anônimo

    O futuro pqd e submetido a sobrevivencia na selva ,quanto tempo e onde ?desde ja obrigado

    gostaria de saber tambem se os treinamentos do combatente selva sao parecidos com o de pqd.

     
  13. Anônimo

    Obrigado pelas informações! Estava tentando lembrar do teste de entrada na area de estagio, eu servi em 87 e hj tenho 45 anos, e ainda consigo atingir todos estes indices.
    ser Paraquedista é para sempre!!
    tenho muito orgulho de fazer parte. Mauro Peres

     
  14. Anônimo

    poxa gostei muito das dicas afinal entrei na cademia por causa que daqui a exato 3 meses eu devo me apresentar ai espero estar pelomenos 90% dos fisico pronto.......ai sim nao vou ter mts problemas....vlw pela dica...otimas dicas e o blog ta muito legal.....abraços

     
  15. Anônimo

    Fiquei muito feliz com essas dicas, dia 27/08/2013 vou me apresentar lá na C.S mais gostaria de saber quando for me apresentar se serão 8 barras fixas mesmo???

     
  16. Anônimo

    Fiquei muito feliz com essas dicas, dia 27 de Agosto eu terei que me apresentar na C.S Vila Militar. gostaria de saber se irá ter um paraquedista lá quando for me apresentar?? Se tiver quantas barras eu terei que fazer lá na hora? Quantas flexões de braços??

    Desde já eu agradeço.

     
  17. Anônimo

    Brigado pelas dicas! vou me esforçar mais, já consigo repetir de 10 série de 10 na flexao com 30 segundos de descalço , seria estupidez aumentar? Tenho 17 anos não afetará o crescimento?

     
  18. Anônimo

    Muito obrigada estava procurando por isso .. :D

    Foco Força Fé nos seus sonhos nao importa qual eles for .. !

     
  19. Anônimo

    Obrigado pela informações , vc tem ajudado muito agente com essas dicas!

     
  20. OGRO FITNESS

    Obrigado pessoal! Desejo boa sorte a todos.

     
  21. Anônimo

    Pirei toda minha duvida! obrigado

     
  22. Anônimo

    Ogrofit, você poderia me dar informações sobre o curso de comandos (principalmente nos testes físicos) ou fazer um post sobre isso ?

     
  23. Anônimo

    ser um paraquedista e orgulhar se de si mesmo nao e facile so ter raça força fibra e moral que vc comsegue sou pqdt de 88 e me orgulho muito de pertenser esa tropa de elite

     
  24. Anônimo

    Após formado 3° sargento na ESsa, qual procedimento para me candidatar para fazer o curso básico?
    Pretendo chegar a comandos, qual procedimentos?

     
  25. Anônimo

    Muito bom ! Vou me apresentar no Rei 17/10/14 e tenho que começar a praticar esses exercícios físico desde já!

    Brasil acima de tudoooo !

     
  26. Anônimo

    Olá, eu sou do sexo feminino, tenho 15 e sou de portugal. eu quero mesmo entrar para a tropa paraquedista mas aqui os testes são muito complicados e são iguais para homem e para mulher. eu não sei por onde começar porque eu não faço nenhuma flexao nem nenhum abdominal. gostava muito que me pudesse ajudar. beijinhos e obrigada.

     
  27. Unknown

    Everaldo .Sou Pqd de 90/6 do 25bi .
    Parabéns pela as postagens dos Paraquedista veterano acima nos comentário . acrescento tbm aos voluntários a ser um Pqd que coloque na cabeça que leve com seriedade td em relação ao treinamento da brigada . milhões de homens conseguiu passar no teste da brigada e vcs tbm vão conseguir ser um audas !!! Boa sorte para vcs guerreiros .

     
  28. Anônimo

    Parabéns pelas postagens, sou Oficial Paraquedista veterano, 71/6, grande incentivo para os jovens para aprender o que é ser um cidadão com letras maiúsculas. Boa sorte para os futuros guerreiros e guerreiras.

     
  29. Unknown

    Esses teste são as mesmas coisa para 2016 , alguém pode me ajudar ?

     
  30. Unknown

    são os mesmo para 2016 amigoos ?

     
  31. Raphael

    Me apresento dia 15/08/2016 CS 32 , Os testes ainda são os mesmos ? Na CS no primeiro dia quantas barras vou fazer /

     
  32. Raphael
    Este comentário foi removido pelo autor.  
  33. Anônimo

    Serei designado em 4/01/17 o teste continua o mesmo ou mudou ?

     
  34. Anônimo

    Ja fiz os testa, fui chamado, eles falaram pra eu me apresentar onde vou servi mandaram levar camisa branca e calça preta, vai ser um segundo teste? Obs:. Ja fiz os teste de barra, corda, flexão , corrida e etc...

     
  35. thay

    gostaria de saber , quem é mulher o que é necessario para se tornar paraquedista militar ? cada etapa, desde ja agradeço.

     
  36. Unknown

    eu tenho 1 grau em cada vista um com miopia e o outro com Astigmatismo, eu posso ser paraquedista do exército ?

     

Postar um comentário

Fique à vontade para escrever seus Comentários, bons ou ruins! Criticas construtivas ajudam a desenvolver e melhorar o blog, porém se você esta com inveja de alguma coisa (o que não faço idéia), por favor vá ter inveja do site do Globo Esporte!

 
 
 
INICIO | EQUIPAMENTOS | ARTIGOS | PARCEIROS | RESPONSABILIDADE | CONTATO | SOBRE | RSS